engenheiro cibersegurança

A importância de engenheiros de cibersegurança é sentida mais do que nunca. Com o avanço da tecnologia, o mundo hoje está se tornando cada vez mais dependente dos dispositivos móveis e da Internet para concluir várias tarefas diárias.

A cibersegurança é um dos ramos da Tecnologia da Informação e uma das áreas que mais cresce dentro desse universo. Existe um enorme espaço para engenheiros de cibersegurança e uma carreira muito promissora nessa área.

Quem é um engenheiro de cibersegurança?

Um engenheiro de cibersegurança é um profissional que cria e executa soluções de rede seguras que fornecem segurança contra ataques cibernéticos, hackers etc. Eles também monitoram e testam esses sistemas regularmente para garantir que os sistemas e redes estejam atualizados e funcionando bem. Um engenheiro de cibersegurança pode ser conhecido por vários outros nomes, como engenheiro de segurança de TI, engenheiro de segurança de dados ou mesmo engenheiro de segurança da web. Além disso, muitas vezes o papel de um engenheiro de cibersegurança é integrado a outras funções de TI, pois há falta de mão de obra disponível.

Quais são as responsabilidades de um engenheiro de cibersegurança?

As funções e responsabilidades de um engenheiro de cibersegurança dependerão de seu perfil de trabalho. Algumas das responsabilidades comuns são:

  • Criar, executar, implementar, supervisionar e atualizar todos os dispositivos de rede e sistemas de segurança para proteger a integridade dos dados de uma empresa.
  • Realizar uma avaliação dos requisitos de segurança de uma empresa e estabelecer as melhores práticas.
  • Responder a qualquer tipo de violação de segurança nas redes e sistemas da organização.
  • Realizar testes de penetração regularmente.
  • Realizar vários testes regularmente para detectar qualquer vulnerabilidade no sistema e na rede.
  • Solucionar problemas de segurança e problemas de rede.
  • Tomar medidas relevantes para proteger os dados e a infraestrutura existentes da empresa.
  • Participar ativamente das investigações por qualquer violação de segurança.
  • Lidar com tarefas diárias como comunicação e coordenação com vários departamentos da organização.
  • Participar ativamente do processo de gerenciamento de mudanças

As funções e responsabilidades de um engenheiro de cibersegurança são muito semelhantes às de um analista de segurança. Um analista de segurança colocará o sistema em prática, enquanto o engenheiro de cibersegurança criará soluções para proteger sistemas e redes. Em muitas organizações, as responsabilidades de um engenheiro de cibersegurança e um analista de segurança serão muito semelhantes.

VEJA: O que é LGPD?

Qualificações necessárias para se tornar um engenheiro de cibersegurança:

A demanda da cibersegurança está aumentando exponencialmente, assim como a necessidade de engenheiros, pois o crescimento projetado nos próximos 5 a 6 anos para esses empregos é enorme. Essa é uma taxa muito mais alta em comparação com os empregos para todas as outras áreas. À medida que governos, empresas e outras organizações aumentam sua dependência de plataformas digitais, a demanda por engenheiros de cibersegurança também aumentará. Um relatório da Cyber ​​Security Ventures mencionou que haverá 3,5 milhões de vagas de segurança cibernética até 2021. No entanto, por outro lado, a lacuna entre procura e demanda em relação aos profissionais de cibersegurança continuará aumentando.

A escassez de profissionais de cibersegurança é tremenda e a situação não parece melhorar tão cedo. De acordo com um relatório da Cyber ​​Security Ventures, os danos por crimes cibernéticos para as organizações aumentarão muito e serão de US$ 6 trilhões em 2021, em comparação com os US$ 3 trilhões em 2015. Por esse motivo, os gastos cibernéticos serão de cerca de um trilhão USD até 2021.

Carreira profissional em cibersegurança:

Qualquer profissional que queira entrar no mercado de cibersegurança deve ter um diploma em um campo relacionado à cibersegurança. Desenvolvimento de sistemas, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia de software, segurança da informação etc. são alguns dos campos relacionados. Um diploma em qualquer um desses campos será a maneira ideal de garantir um trabalho de cibersegurança. Além disso, para obter melhores perspectivas de carreira, os candidatos podem ter um mestrado nas áreas relacionadas à cibersegurança. Será crucial para avanços no trabalho. Quando se trata de trabalhar profissionalmente, recomenda-se que os engenheiros de cibersegurança trabalhem por cerca de 3 a 5 anos antes de procurarem funções seniores.

Para um melhor aprendizado e perspectivas de carreira, os profissionais de cibersegurança podem obter certificações ideais para conhecimentos e habilidades adicionais. Além disso, as certificações ajudam a validar seus conhecimentos e habilidades para as oportunidades de trabalho disponíveis.

Principais organizações que oferecem os melhores trabalhos de cibersegurança:

Atualmente, existem várias organizações que contratam trabalhos de cibersegurança e muitas outras contratam no futuro. Alguns dos mais importantes estão listados abaixo.

Esses são alguns dos melhores nomes do mundo da tecnologia da informação e oferecerão carreiras promissoras aos profissionais. À medida que a demanda por trabalhos nessa área aumentam, o futuro do engenheiro de cibersegurança fica cada vez mais brilhante.

Deixe uma resposta

Instagram

[instagram-feed num=6 cols=6 showfollow=false showheader=false showbutton=false showfollow=false]
%d blogueiros gostam disto: