soft skills segurança da informação

O mercado de segurança de informação vem crescendo e junto com ele, os profissionais que participam desse mercado estão buscando a todo momento conhecimento técnico para suas carreiras. Sem dúvida, skills técnicas são essenciais para o crescimento em segurança da informação, porém, desenvolver soft skills pode ser um grande, se não o maior, diferencial no mercado.

Abaixo nós listamos 7 soft skills para profissionais de segurança da informação. Você não vai aprender essas skills em treinamentos ou cursos por aí, então é bom você dar bastante atenção a este conteúdo.

  1. Tudo é sobre  a reputação da sua empresa ou cliente

Esqueça esse papo de que segurança é importante e entenda de uma vez que qualquer operação e investimento de segurança só existem para manter a reputação das empresas.

  1. Vulnerabilidades de fabricantes não são mais importantes que as da sua empresa.

Reserve tempo para encontrar vulnerabilidades exploráveis dentro do seu ambiente mesmo que ela não seja uma vulnerabilidade listada no CVE. Já procurou se já não tem ninguém vendendo acesso ao seu ambiente ou dados na DarkWeb?

  1. Você não precisa pensar como um Hacker ético.

Pelo contrário. Estamos aqui por dinheiro tanto o lado ético quanto o lado dos criminosos. Use isso para aprender a pensar como um deles e com a lista de ativos da sua empresa se pergunte como eu posso monetizar uma invasão de alguns desses ativos.

  1. Desenvolva interesses pessoais envolvidos com Segurança da Informação

Por exemplo se você gosta de correr, aprenda as vulnerabilidades dos relógios GPS, ou se você gosta de games aprenda as vulnerabilidades exploradas pelos cheaters.

  1. Seja imparcial

Você precisa amadurecer e parar de defender Sistema Operacional, Fabricantes e Aplicações. Use dados e provas de conceitos para te guiarem e não propaganda.

  1. Não seja um analista isolado do que ocorre na sua empresa

Esteja conectado com  vários departamentos para aprender o modus operandi da sua empresa e entender quais são os pontos mais fracos.

  1. Pare de falar tecnicamente quando não é necessário

Aprenda a explicar conteúdos super técnicos de uma forma fácil.  Foque nas vulnerabilidades que os seus superiores se importam e não você.

Deixe uma resposta

Instagram

[instagram-feed num=6 cols=6 showfollow=false showheader=false showbutton=false showfollow=false]
%d blogueiros gostam disto: