o que é antivírus

Definição

Antivirus são Softwares criados especificamente para ajudar a detectar, prevenir e remover malware (software malicioso).

Antivírus é um tipo de software usado para prevenir, escanear, detectar e excluir vírus de um computador. Depois de instalado, a maioria dos softwares antivírus é executada automaticamente em segundo plano para fornecer proteção em tempo real contra ataques de vírus.

Programas de proteção antivírus abrangentes ajudam a proteger seus arquivos e hardware de malware, como worms, cavalos de Tróia e spyware, e também podem oferecer proteção adicional, como firewalls personalizáveis e bloqueio de sites.

Tipos comuns de ameaças cibernéticas

À medida que a Internet das Coisas (IoT) cresce, aumenta também o risco de crimes cibernéticos para telefones celulares e outros dispositivos conectados à Internet, não apenas para o seu computador pessoal. De acordo com o Internet Security Threat Report 2018 da Symantec, o malware para dispositivos móveis, incluindo spyware, ransomware e vírus, aumentou 54% em 2017; e violações de dados e roubo de identidade também estão aumentando.

O que é malware?

Malware, abreviação de “software malicioso”, é um termo genérico que se refere a uma ampla variedade de programas de software projetados para causar danos ou outras ações indesejadas a um computador, servidor ou rede de computadores. Exemplos comuns incluem vírus, spyware e cavalos de troia. O malware pode desacelerar ou travar seu dispositivo ou excluir arquivos. Os criminosos costumam usar malware para enviar spam, obter informações pessoais e financeiras e até mesmo roubar sua identidade.

O que é spyware?

Spyware é um tipo de malware que se anexa e se esconde no sistema operacional de um computador sem sua permissão para fazer alterações indesejadas na experiência do usuário. Ele pode ser usado para espionar sua atividade online e pode gerar anúncios indesejados ou fazer com que seu navegador exiba determinados sites ou resultados de pesquisa.

O que é phishing?

Os ataques de phishing usam e-mail ou sites fraudulentos para tentar induzi-lo a fornecer informações pessoais ou financeiras para comprometer uma conta ou roubar dinheiro fingindo ser uma entidade confiável. Eles podem alegar que há um problema com as informações de pagamento ou que notaram atividade em uma conta e pedir que você clique em um link ou anexo e forneça informações pessoais.

Programas antivírus e software de proteção de computador

Programas antivírus e software de proteção de computador são projetados para avaliar dados como páginas da web, arquivos, software e aplicativos para ajudar a encontrar e erradicar malware o mais rápido possível.

A maioria fornece proteção em tempo real, que pode proteger seus dispositivos contra ameaças de entrada; examine todo o seu computador regularmente em busca de ameaças conhecidas e forneça atualizações automáticas; e identificar, bloquear e excluir códigos e softwares maliciosos.

Como muitas atividades agora são realizadas online e novas ameaças surgem continuamente, é mais importante do que nunca instalar um programa antivírus de proteção. Felizmente, há uma série de produtos excelentes no mercado hoje para você escolher.

Como funciona o antivírus?

O software antivírus começa a operar verificando seus programas e arquivos de computador em um banco de dados de tipos conhecidos de malware. Uma vez que novos vírus são constantemente criados e distribuídos por hackers, ele também fará a varredura nos computadores quanto à possibilidade de tipos novos ou desconhecidos de ameaças de malware.

Normalmente, a maioria dos programas usa três dispositivos de detecção diferentes: detecção específica, que identifica malware conhecido; detecção genérica, que procura partes ou tipos conhecidos de malware ou padrões relacionados por uma base de código comum; e detecção heurística, que verifica a existência de vírus desconhecidos, identificando estruturas de arquivo suspeitas conhecidas. Quando o programa encontra um arquivo que contém um vírus, ele geralmente o coloca em quarentena e / ou o marca para exclusão, tornando-o inacessível e removendo o risco para o seu dispositivo.

Principais empresas que oferecem antivírus

Atualmente, existem várias empresas que oferecem esse tipo de produto/serviço. Alguns dos mais importantes estão listados abaixo.

Deixe uma resposta

Instagram

[instagram-feed num=6 cols=6 showfollow=false showheader=false showbutton=false showfollow=false]
%d blogueiros gostam disto: