Imagem ISP

O que é um provedor de serviços de Internet (ISP)?

Então o que é ISP? Um provedor de serviços de Internet (ISP) é o termo do setor para a empresa que pode fornecer a você acesso à Internet. Se você ouvir alguém falando sobre a Internet e mencionando seu “provedor”, geralmente está falando sobre seu ISP.

Seu ISP torna a Internet uma possibilidade. Em outras palavras, você pode ter um computador brilhante com um modem embutido e um roteador para rede, mas sem uma assinatura com um ISP, você não terá uma conexão com a Internet.

Para o típico proprietário ou morador de apartamento, o ISP geralmente é uma “empresa de cabo” que, além de oferecer uma assinatura de TV, também oferece uma assinatura de Internet. Você não obtém os dois pelo preço de um, no entanto. Você pode obter apenas TV a cabo ou apenas Internet de alta velocidade, ou ambos.

Um ISP é a sua porta de entrada para a Internet e tudo o mais que você pode fazer online. Assim que sua conexão for ativada e configurada, você poderá enviar e-mails, fazer compras, fazer pesquisas e muito mais. O ISP é o link ou conduíte entre o seu computador e todos os outros “servidores” na Internet. Você pode achar que está falando com sua mãe diretamente por e-mail, mas, na realidade, é mais “indiretamente”. Seu e-mail vai de seu computador para os computadores / servidores ISP, de onde é enviado ao seu destino por meio de outros servidores na rede.

Claro, esse é o seu caminho “eletrônico”: a transmissão ainda é virtualmente instantânea.

Cada residência ou organização com acesso à Internet possui um ISP. A boa notícia é que não precisamos ter o mesmo provedor para nos comunicarmos uns com os outros e não precisamos pagar nada a mais para nos comunicarmos com alguém que tenha um ISP diferente.

Enquanto quase qualquer pessoa pode ter um site, nem todo mundo pode ser um ISP. É preciso dinheiro, infraestrutura e muitos técnicos muito inteligentes. Seu ISP mantém quilômetros de cabeamento, emprega centenas de técnicos e mantém serviços de rede para suas centenas de milhares de assinantes. Dependendo de onde você mora, normalmente você tem uma escolha de ISPs.

Tipos de ISPs

Na década de 1990, havia três tipos de ISPs: serviços dial-up, Internet de alta velocidade (também conhecida como “banda larga”) oferecidos por empresas de cabo e DSL (assinantes de linha digital) oferecidos por empresas de telefonia. Em 2013, os serviços dial-up eram raros (embora fossem baratos), porque eram muito lentos … e as outras opções de ISP estavam normalmente disponíveis e muito, muito mais rápidas.

DSL e cabo

Dois dos principais ISPs de DSL são a Verizon e a AT&T. Mas, nos últimos anos (a partir de 2013), o DSL está em declínio, enquanto os ISPs baseados em cabo, como Comcast e Time Warner, têm crescido. Por que a mudança? É porque as empresas de telefonia estão entrando cada vez mais no lucrativo negócio de smartphones e vendendo contratos anuais de serviço de celular junto com … recursos de Internet para smartphones.

Isso sobrou muito do negócio de banda larga para as empresas de cabo.

Fibra Internet: está a caminho de você?

Com o DSL saindo de cena, há espaço para novas tecnologias e já está aqui em algumas áreas: é chamado de fibra, ou fibra óptica, banda larga. Supostamente, a fibra é centenas de vezes MAIS RÁPIDA do que o cabo ou DSL. Essas são notícias especialmente empolgantes (se forem verdadeiras e estiverem disponíveis) para empresas, jogadores e famílias com muito uso simultâneo sem fio.

A Verizon (sim, eles estão minimizando o DSL) agora oferece FiOS em áreas selecionadas (coloque um “f” antes de “olho” e o som “os” na “maioria”). FiOS significa serviços de fibra óptica e afirma ter velocidades de conexão de Internet super rápidas.

E para todos nós que não estamos na área de Kansas, o Google lançou o Google Fiber em 2013, que oferece velocidade de Internet incrivelmente ultrarrápida. Outras empresas (e comunidades) estão se unindo para trazer a próxima geração de banda larga até você.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Instagram

[instagram-feed num=6 cols=6 showfollow=false showheader=false showbutton=false showfollow=false]
%d blogueiros gostam disto: