cabos para rede LAN

Uma das redes de computadores amplamente utilizado pelo mundo é a rede local (LAN). Definimos uma rede local (LAN) como uma coleção de dispositivos conectados juntos em um local físico, como um prédio, escritório ou casa. A LAN pode ser pequena ou grande, variando de uma rede doméstica com um usuário a uma rede corporativa com milhares de usuários e dispositivos em um escritório ou escola.

Independentemente do tamanho, a única característica que define LAN é que ela conecta dispositivos que estão em uma única área limitada. Em contraste, uma rede de longa distância (WAN) ou rede de área metropolitana (MAN) cobre áreas geográficas maiores. Normalmente se cria WANs e MANs para conectar muitas LANs juntas.

Quais são os benefícios de uma LAN?

As vantagens de uma LAN são as mesmas de qualquer grupo de dispositivos conectados em rede. Os dispositivos podem usar uma única conexão com a Internet, compartilhar arquivos entre si, imprimir em impressoras compartilhadas e ser acessados ​​e até controlados um pelo outro.

As LANs foram desenvolvidas na década de 1960 para uso por faculdades, universidades e instalações de pesquisa (como a NASA), principalmente para conectar computadores. Foi somente com o desenvolvimento da tecnologia Ethernet (1973, no Xerox PARC), sua comercialização (1980) e sua padronização (1983) que as LANs começaram a ser amplamente utilizadas.

Embora os benefícios de ter dispositivos conectados a uma rede sempre tenham sido bem compreendidos, não foi até a ampla implantação da tecnologia Wi-Fi que as LANs se tornaram comuns em quase todos os tipos de ambiente. Hoje, não apenas empresas e escolas usam LANs, mas também restaurantes, cafeterias, lojas e residências.

A conectividade sem fio também expandiu muito os tipos de dispositivos que podem ser conectados a uma LAN. Agora, quase tudo que se possa imaginar pode ser “conectado”, de PCs, impressoras e telefones a TVs inteligentes, aparelhos de som, alto-falantes, iluminação, termostatos, persianas, fechaduras, câmeras de segurança – e até mesmo cafeteiras, geladeiras e brinquedos.

Existem diferentes tipos de LANs ?

Em geral, existem dois tipos de LANs: LANs cliente / servidor e LANs ponto a ponto.

Uma LAN cliente / servidor consiste em vários dispositivos (os clientes) conectados a um servidor central. O servidor gerencia o armazenamento de arquivos, acesso a aplicativos, acesso a dispositivos e tráfego de rede. Um cliente pode ser qualquer dispositivo conectado que execute ou acesse aplicativos ou a Internet. Os clientes se conectam ao servidor por meio de cabos ou conexões sem fio.

Normalmente, os conjuntos de aplicativos podem ser mantidos no servidor LAN. Os usuários podem acessar bancos de dados, e-mail, compartilhamento de documentos, impressão e outros serviços por meio de aplicativos executados no servidor LAN, com acesso de leitura e gravação mantido por uma rede ou administrador de TI. A maioria das redes de médio a grande porte, governo, pesquisa e educação são LANs baseadas em cliente / servidor.

Uma LAN ponto a ponto não tem um servidor central e não pode lidar com cargas de trabalho pesadas como uma LAN cliente / servidor e, portanto, são geralmente menores. Em uma LAN ponto a ponto, cada dispositivo compartilha igualmente do funcionamento da rede. Os dispositivos compartilham recursos e dados por meio de conexões com ou sem fio a um switch ou roteador. A maioria das redes domésticas é ponto a ponto.

Que outros tipos de rede existem?

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