diagrama rede man

Então o que é uma rede MAN? Uma rede de área metropolitana (MAN) é menor do que uma rede de área ampla (WAN), mas maior do que uma rede de área local (LAN).

O que é uma rede de área metropolitana (MAN)?

Uma rede de área metropolitana (MAN) é uma rede de computadores que conecta computadores dentro de uma área metropolitana, que pode ser uma única grande cidade, várias cidades e vilas, ou qualquer grande área com vários edifícios. Um MAN é maior do que uma rede local (LAN), mas menor do que uma rede remota (WAN). Os MANs não precisam estar em áreas urbanas; o termo “metropolitana” implica o tamanho da rede, não a demografia da área que atende.

Como são construídas as redes MAN?

Assim como as WANs, um MAN é composto de LANs interconectadas. Como as MANs são menores, geralmente são mais eficientes do que as WANs, uma vez que os dados não precisam viajar por grandes distâncias. Os MANs geralmente combinam as redes de várias organizações, em vez de serem gerenciados por uma única organização.

A maioria dos MANs usam cabos de fibra ótica para formar conexões entre LANs. Frequentemente, um MAN funciona com “fibra escura” – cabos de fibra ótica que antes não eram usados e que são capazes de transportar tráfego. Esses cabos de fibra ótica podem ser alugados de provedores de serviços de Internet (ISP) do setor privado.

Em alguns casos, esse modelo é invertido: um governo municipal constrói e mantém uma rede metropolitana de fibra óptica e, em seguida, aluga fibra escura para empresas privadas.

MAN vs. CAN

Uma rede de área de campus (CAN) é uma grande rede que conecta vários edifícios em uma escola ou campus de negócios. CANs também podem ser considerados MANs, uma vez que conectam várias LANs, mas não são grandes o suficiente para serem considerados uma WAN.

Deixe uma resposta

Instagram

[instagram-feed num=6 cols=6 showfollow=false showheader=false showbutton=false showfollow=false]
%d blogueiros gostam disto: