o que são redes de computadores

Redes de computadores é um dos temas mais importantes quando o assunto é cibersegurança. Não importa se você vai trabalhar com aplicações web, sistemas operacionais ou qualquer outra área de tecnologia você deve ter os conceitos básicos de rede de computadores afiados para apoiar a sua operação na resolução de problemas e com arquiteturas de implementação com conectividade viáveis.

Neste artigo vamos introduzir você a Redes de computadores para que ao fim desta leitura você esteja familiarizado com os principais termos utilizados por profissionais da área.

Redes de computadores são a base da comunicação em TI. Elas são usadas de várias maneiras e podem incluir diversos tipos. Uma rede de computadores é um conjunto de computadores conectados entre si para que possam compartilhar informações. Os primeiros exemplos de redes de computadores datam da década de 1960, mas já percorreram um longo caminho no meio século desde então.

O que as redes de computadores fazem?

As redes de computadores são usadas para realizar um grande número de tarefas por meio do compartilhamento de informações. Algumas das tarefas mais comuns são:

  • Comunicação por e-mail, vídeo, mensagens instantâneas e outros métodos
  • Dispositivos de compartilhamento, como impressoras, scanners e fotocopiadoras
  • Compartilhando arquivos
  • Compartilhamento de software e programas operacionais em sistemas remotos
  • Permitir que os usuários da rede acessem e salvem informações facilmente

Tipos de Redes de Computadores

Existem muitos tipos diferentes de rede, que podem ser usados para diferentes fins e por diferentes tipos de pessoas e organizações. Aqui estão alguns dos tipos de rede que você pode encontrar:

Local Area Networks (LAN)

Uma rede local ou LAN é uma rede que conecta computadores em uma área limitada. Isso pode ser em uma escola, um escritório ou até mesmo uma casa.

Personal Area Networks (PAN)

Uma rede de área pessoal é uma rede baseada no espaço de trabalho de um indivíduo. O dispositivo do indivíduo é o centro da rede, com outros dispositivos conectados a ele. Existem também redes de área pessoal sem fio.

Home Area Networks (HAN)

‍Uma rede doméstica conecta dispositivos dentro de um ambiente doméstico. Pode incluir computadores pessoais, tablets, smartphones, impressoras, TVs e outros dispositivos.

Wide Area Networks (WAN)

‍Uma rede de área ampla é uma rede que cobre uma grande área geográfica, geralmente com um raio de mais de um quilômetro.

Campus Networks

‍Uma rede de campus é uma LAN ou conjunto de LANs conectadas que é usado por uma agência governamental, universidade, corporação ou organização semelhante e é normalmente uma rede em um conjunto de edifícios próximos.

Metropolitan Area Networks (MAN)

‍Redes de área metropolitana são redes que se estendem por uma região do tamanho de uma área metropolitana. Um MAN é uma série de LANs conectadas em uma cidade, que também podem se conectar a uma WAN.

Enterprise Private Networks

‍Uma rede privada corporativa é usada por uma empresa para conectar seus vários sites de forma que os diferentes locais possam compartilhar recursos.

Backbone Networks (BBN)

‍Um backbone é uma parte de uma rede que conecta diferentes partes e fornece um caminho para a troca de informações.

Global Area Networks (GAN)

‍Uma rede de área global é uma rede mundial que conecta redes em todo o mundo, como a Internet.

Design para redes de computadores

As redes de computadores podem ter designs diferentes, com as duas formas básicas sendo redes cliente / servidor e ponto a ponto. As redes cliente / servidor têm servidores centralizados para armazenamento, que são acessados por computadores e dispositivos clientes. Redes ponto a ponto tendem a ter dispositivos que suportam as mesmas funções. Eles são mais comuns em residências, enquanto as redes cliente / servidor são mais propensas a serem utilizadas por empresas.

Tipos de conexões de rede

Existem também diferentes tipos de conexões de rede que dizem respeito a como os elementos de uma rede são conectados uns aos outros. As topologias são usadas para conectar computadores, sendo o anel colapsado o tipo mais comum devido ao suporte Ethernet para a Internet, redes locais e redes de longa distância. Aqui estão algumas das topologias usadas para criar redes:

Topologia em Estrela

Um nó central conecta um cabo a cada computador na rede em uma topologia em estrela. Cada computador na rede tem uma conexão independente com o centro da rede, e uma quebra de conexão não afetará o resto da rede. No entanto, uma desvantagem é que muitos cabos são necessários para formar esse tipo de rede.

Exemplo de rede com topologia em em estrela

Topologia Bus

Em uma conexão de rede de topologia de barramento, um cabo conecta o computador. As informações do último nó da rede devem passar por cada computador conectado. O cabeamento requer menos, mas se o cabo quebrar, significa que nenhum dos computadores pode alcançar a rede.

Exemplo de rede com topologia em ônibus

Topologia Anel

Uma topologia em anel é semelhante a uma topologia de barramento. Ele usa um único cabo com os nós finais conectados uns aos outros para que o sinal possa circular pela rede para encontrar seu destinatário. O sinal tentará várias vezes encontrar seu destino, mesmo quando o nó da rede não estiver funcionando corretamente. Um anel colapsado possui um nó central que é um hub, roteador ou switch. O dispositivo tem uma topologia de anel interno e locais para o cabo ser conectado. Cada computador na rede tem seu próprio cabo para conectar ao dispositivo. Em um escritório, isso provavelmente significa ter um armário de cabeamento, onde todos os computadores são conectados ao armário e ao switch.

Exemplo de rede com topologia em anel

Network Protocols (Protocolos de Rede)

Os protocolos de rede são as linguagens que os dispositivos de computador usam para se comunicar. Os protocolos suportados pelas redes de computadores oferecem outra maneira de defini-los e agrupá-los. As redes podem ter mais de um protocolo e cada uma pode oferecer suporte a diferentes aplicativos. Os protocolos mais usados incluem TCP / IP, mais comum na Internet e em redes domésticas.

Exemplo de protocolos de redes

Redes de computadores com ou sem fio

Muitos protocolos podem funcionar com redes com e sem fio. Nos últimos anos, no entanto, as tecnologias sem fio cresceram e se tornaram muito mais populares. Wi-Fi e outras tecnologias sem fio se tornaram a opção favorita para construir redes de computadores. Um dos motivos para isso é que as redes sem fio podem facilmente suportar diferentes tipos de dispositivos sem fio que se tornaram populares ao longo dos anos, como smartphones e tablets. A rede móvel agora é uma coisa importante a se considerar, porque ela não irá desaparecer tão cedo.

Exemplo de redes com ou sem fio

Termos usados em Redes de Computadores

Sistema aberto

Um sistema aberto é conectado à rede e preparado para a comunicação.

Sistema fechado

Um sistema fechado não está conectado à rede e, portanto, não pode ser comunicado.

Endereço IP (protocolo de Internet)

O endereço de rede do sistema na rede, também conhecido como Endereço Lógico.

Endereço MAC

O endereço MAC ou endereço físico identifica exclusivamente cada host. Ele está associado à placa de interface de rede (NIC).

Porta

Uma porta é um canal pelo qual os dados são enviados e recebidos.

Node

Node é um termo usado para se referir a quaisquer dispositivos de computação, como computadores que enviam e recebem pacotes de rede pela rede.

Pacotes de rede

Os dados que são enviados de e para os nós de uma rede.

Roteadores

Roteadores são peças de hardware que gerenciam pacotes roteáveis. Eles determinam de qual node as informações vieram e para onde enviá-las. Um roteador tem um protocolo de roteamento que define como ele se comunica com outros roteadores.

Network address translation (NAT)

‍Uma técnica que os roteadores usam para fornecer serviço de Internet a mais dispositivos usando menos IPs públicos. Um roteador tem um endereço IP público, mas aos dispositivos conectados a ele são atribuídos IPs privados que outras pessoas fora da rede não podem ver.

Protocolo de configuração de host dinâmico (DHCP)

Atribui endereços IP dinâmicos aos hosts e é mantido pelo provedor de serviços de Internet ou um servidor interno.

Provedores de serviços de Internet (ISP)

Empresas que fornecem conexão à Internet para todos, tanto para indivíduos quanto para empresas e outras organizações.

Deixe uma resposta

Instagram

[instagram-feed num=6 cols=6 showfollow=false showheader=false showbutton=false showfollow=false]
%d blogueiros gostam disto: