mitos cibersegurança

O desenvolvimento do mercado de cibersegurança no Brasil vem gerando tanto grandes investimentos de empresas no setor quanto um aumento crescente de profissionais que procuram ingressar neste mercado. Por se tratar de um mercado em desenvolvimento, muitos mitos são gerados ao redor do tema trazendo visões muitas vezes distorcidas em relação a realidade. Nós separamos 3 mitos muito comuns no mercado de cibersegurança que você precisa saber.

O time de cibersegurança vai me proteger

Este é um dos grandes mitos desse mercado. Engenharia social e manipulação de usuários sempre serão o meio mais vulnerável para atacar uma empresa. Independente do trabalho do time de segurança e dos controles aplicados em um ambiente, o fator humano é sempre o elo mais fraco dentro das estratégia.

Profissionais de TI não caem em ataques cibernéticos

Muitas pessoas, dentro e fora desse mercado, acreditam que os treinamentos de segurança devem ser obrigatórios apenas para usuários comuns da empresa. Essa afirmação é um verdadeiro mito dentro desse universo já que os principais alvos dos hackers são normalmente usuários com altas credenciais no ambiente, como diretores e profissionais de TI.

Ataques de cibersegurança acontecem apenas no universo digital

Pensar em cibersegurança só para o meio digital é um grande mito que pode facilitar inúmeros tipos de ataques físicos de acontecerem por falta de controles adequados. A maioria dos ataques normalmente acontecem através de um computador roubado, um pendrive perdido ou infectado e até mesmo um atacante se passando por um visitante comum do seu ambiente.

Todos os profissionais de cibersegurança e empresas hoje precisam ficar atentas as questões de cibersegurança tanto para própria proteção de seus ambientes quando o desenvolvimento dos processos e controles. Entender as verdadeiras necessidades e afastar os mitos são atividades essenciais para o desenvolvimento e crescimento do mercado de cibersegurança no Brasil.

Deixe uma resposta

Instagram

[instagram-feed num=6 cols=6 showfollow=false showheader=false showbutton=false showfollow=false]
%d blogueiros gostam disto: